quinta-feira, 30 de abril de 2009

A HISTORIA DA GOLD´S GYM

A história
Após a Segunda Grande Guerra, os Estados Unidos se consolidaram como o centro do fisiculturismo no mundo. Durante os verões da década de 1940, uma praia da Califórnia, Santa Monica, começou a ser cada vez mais freqüentada por fisiculturistas que durante o verão se aglomeravam diante da multidão de banhistas para praticar seus exercícios com os pesos livres colocados à vista do público. Esta espécie de exibicionismo muscular ficou tão famosa que recebeu o nome de Muscle Beach. Um dos freqüentadores desta praia, aficionado por pesos e músculos era o jovem Joseph Gold, um adolescente filho de imigrantes russos. Anos mais tarde, em pleno outono de 1965, ele resolveu abrir uma academia de musculação na região, localizada na badalada praia de Venice Beach em Los Angeles, a qual chamou de GOLD`S GYM. A academia, um grande e rude galpão com luminárias sujas e cheio de equipamentos de musculação desenvolvidos e feitos pelo próprio Joe Gold, onde os fisiculturistas podiam malhar e trocar experiências com atletas e praticantes mais experientes, acabou por se tornar uma espécie de Meca dos fisiculturistas e modelo para as outras academias que vieram a se espalhar pelo mundo.



Um dos devotos de Joe Gold foi o ator Arnold Schwarzenegger que começou a treinar na academia em 1968, logo depois de sua chegada aos Estados Unidos. Joe Gold inaugurou novas academias (ou ginásios como ele próprio gostava de chamar) e desenvolveu equipamentos concebidos para serem utilizados dentro das unidades da GOLD’S GYM. His innovations revolutionized the sport, enabling people to exercise more easily with machines.Suas inovações revolucionaram o esporte, permitindo às pessoas se exrecitarem mais facilmente com máquinas. He sold the Gold's Gym chain in 1970. Joe vendeu suas academias em 1970. Em 1977, o filme Pumping Iron, estrelado por Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno, ajudou a transformar a academia de GOLD’S GYM na Meca do fisiculturismo nos Estados Unidos, gerando enorme reconhecimento para a marca.Somente em 1980 a academia inaugurou sua primeira unidade franqueada na cidade de San Francisco. Nos anos seguintes muitas franquias foram criadas pelos Estados Unidos, porém o grande reconhecimento se deu através da seriedade e profissionalismo com que a rede GOLD’S GYM atuava no mercado.



















O ambiente com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado aliado à orientação de experientes profissionais atraiu muita gente para as academias, incluindo nomes famosos do mundo esportivo e celebridades. Em 1993 a rede de academias atingia a marca de 1 milhão de associados, dobrando este número uma década depois. Em 2004, a GOLD’S GYM foi comprada por cerca de US$ 158 milhões pela empresa TRT Holding.

Apreferida das estrelas As academias da GOLD’S GYM ao longo dos anos criaram a reputação de serem as preferidas das grandes estrelas esportivas, fisiculturistas, celebridades e militares americanos. Por seus equipamentos já passaram nomes como os jogadores de basquete Michael Jordan, Magic Johnson e Shaquille O'Neal; a tenista Anna Kournikova; os boxeadores George Foreman, Muhammad Ali e Evander Holyfield; as modelos Kate Moss e Linda Evangelista; os cantores Bruce Springsteen e Britney Spears; além de artistas e celebridades como Jane Fonda, Jodi Foster, Morgan Freeman, Mel Gibson, Whoopi Goldberg, Ray Liotta, Bruce Willis, Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris, Olivia Newton John, Justin Timberlake, Nicholas Cage, Samuel L. Jackson, Dennis Hopper, Sylvester Stallone, Wesley Snipes, Brooke Shields, Michelle Pfeiffer, Kurt Russell, Mickey Rourke, Keanu Reeves e Sir Anthony Hopkins.




logotipo original da GOLD’S GYM, um fisiculturista segurando uma barra de ferro, foi criado em 1973, por Ric Drasin, técnico de Arnold Schwarzenegger por quatro anos.

A marca no mundo
A GOLD’S GYM possui atualmente mais de 620 academias espalhadas por 43 estados americanos e 29 países, contando com mais de 3 milhões de associados (53% mulheres e 47% homens). A empresa ainda licencia a marca GOLD’S GYM para roupas e equipamentos de musculação e ginástica.

Os Dados
Origem: Estados Unidos
Fundação: 1965
Fundador: Joe Gold
Sede mundial: Dallas, Texas
Proprietário da marca: TRT Holdings
Capital aberto: Não (subsidiária)
Chairman: Terrell T. Philen
CEO & Presidente: David Schnabel
CFO: Randy Schultz
Faturamento: US$ 49 milhões (estimado)
Lucro: Não divulgado
Academias: + 620?
Associados: 3 milhões
Presença global: 30 países
Presença no Brasil: Não
Funcionários: 2.000
Segmento: Ginástica e saúde
Principais produtos: Academias
Ícones: A relação com o fisiculturismo
Slogan: Change Your Body. Change Your Life. mude seu corpo e mude sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário