quinta-feira, 30 de abril de 2009

BIOGRAFIA SERGIO OLIVA


Trajetória de uma lenda"...Sem sombra de duvida o nome Sérgio Oliva é imortal no mundo do bodybuilding. Com uma estrutura , a mais surpreendente, de osso e potência muscular jamais vista em ser humano. Sérgio Oliva construiu um físico que desafia literalmente a imaginação. Imagine um físico com coxas maiores que a cintura. A medida das coxas de Sérgio eram de 30 polegadas (76 cm), no entanto, sua cintura era de apenas 28 polegadas (71 cm). Imagine um físico onde os braços são maiores que a cabeça , e então você poderá começar a apreciar um espécime surpreendente que é Sérgio Oliva...." Chris Lund – Um dia com Sérgio Oliva – 1982



1. O INÍCIO DE TUDO
Em 18 de Setembro de 1965, Joe Weider, elaborou o que seria um marco no fisiculturismo profissional, um campeonato chamado "Mr. Olympia". O mesmo ocorreu no Brooklin Academy of Music, localizado na cidade de Nova Iorque. Desde o primeiro vencedor : Larry Scott (1965) até o atual detentor do titulo, Ronnie Colleam (2006), diversos atletas desfilaram pelos palcos deste torneio. Muitos obtiveram grande destaque, principalmente Arnold, que a partir do seu sucesso no Olympia, começou a fazer filmes e muito tempo depois elegeu-se governador da Califórnia.Não obstante o sucesso de vários atletas, um merece um destaque todo especial. Um cubano, de sorriso fácil, adjetivado como "O mito " ( pelo qual seria conhecido ), " O homem que veio de Marte", suas fotos causavam perplexidade nos bodybuilders da época, inclusive a Mike Mentzer, sendo que uma delas ( posição frontal de braços erguidos – encontrada em sua pagina oficial), tornou-se como sua marca de visita, sendo nomeada por ele como: “pose da vitoria”.



2. O INÍCIO NO ESPORTE E O ASILO POLÍTICO
Nascido em Cuba, em 14 de Julho de 1941, na cidade de Guambaco . Sérgio, um atleta natural , forte e flexível, dirigiu seus esforços para o estilo olímpico. Com 20 anos tornou-se o melhor levantador de pesos do seus país. Representou Cuba nos jogos pan- americanos de 1961 na Jamaica (Kingston ) tendo levantado 198 lbs. Devido ao advento do regime Castrista, nesta oportunidade , tanto Sérgio como todo time de levantamento olímpico de Cuba, pediram asilo político no consulado americano em Kingston


3. SUA CARREIRA NOS ESTADOS UNIDOS
Num primeiro momento, Sérgio estabeleceu-se em Miami, mas por alguma razão, transferiu-se para Chicago. Nesta cidade, não só ele começou a ficar famoso como também o Center of the Arts YMCA Duncan, também aqui ele tornou-se oficial de policia, paralelamente continuava a participar de campeonatos de levantamentos olímpicos, antes de se concentrar exclusivamente no fisiculturismo profissional. Neste período, Bo Gadja, que mais tarde iria transforma-se no Mr América, começou a trabalhar com Sérgio, ensinando-o os macetes do bodybuilding. Devido a sua grande genética e dedicação, Sérgio começou a ser respeitado no meio. Apesar de sua formidável forma, Sérgio não poderia competir no Mr América, já que naquele período, seria impossível algum atleta, que não fosse branco, competir para títulos superiores ao AAU ( União dos Atletas Amadores), por este motivo, Sérgio deixou o AAU e filiou-se ao IFBB.


4. OS CAMPEONATOS
Após ter ganho o Mr Mundo em 1966 (IFBB), Sérgio inscreveu-se no Mr Olympia do mesmo ano, porem teve que assistir a vitória de Larry Scott. Após este campeonato, Sérgio, devido a sua excepcional forma, começou a ser tratado como imbatível. Ganhou o Sr. Mundo em 1967 e colecionou 3 títulos consecutivos do Mr. Olympia (1967, 1968, 1969). Neste último, batendo um novato chamado Arnold Schwarenegger. Arnold daria o troco no ano seguinte (1970) e também venceria Sérgio em 1972



5. RIVALIDADE ARNOLD X SÉRGIO
Em qualquer esporte que se pratique, quando acontecem as grandes rivalidades, o esporte é elevado em muito, notadamente no quesito emoção. O mundo do bodybuilding não foge a regra: Grimek/Reeves, Reeves/Park, Scott/Pole, Arnold/Franco, Haney/Gaspari foram alguns dos duelos que ocorreram. Contudo, um foi de especial interesse, sendo que até hoje ainda existem discussões sobre quem era o melhor. Sérgio x Arnold Sérgio trouxe para o mundo do bodybuilding um nível de forma e massa jamais visto. Escalou o ranking muito rapidamente. Após ter sido vitorioso no Mr.Junior América, em 1965, ganhou o América, Mr.Mundo e Mr.Universo num curto espaço de tempo. Em 1967 ganhou o Mr.Olympia, com somente uma fração do físico que o caracterizaria. No ano de 1968, Sérgio entra para competir no Olympia sendo considerado imbatível, quem poderia vencer " o mito"? Bem, talvez um novato vindo da Áustria, chamado Arnold Schwarzenegger Em 1969,Arnold havia sido levado aos Estados Unidos, por Joe Weider que viu em Arnold, uma enorme possibilidade de vendas. Tanto Sérgio como Arnold, pouco dominavam o inglês, porém pesava o fato de Sérgio, além de negro, ser originário de um país comunista, por isso o interesse de Joe em Arnold, no quesito marketing. No Olympia deste ano, Arnold sofreria a derrota que o levaria a dar uma impressionante volta por cima. Arnold havia sido derrotado por Oliva. Em sua autobiografia (1977) ,Arnold diz: "Pela primeira vez eu conheci Sérgio em pessoa, passei a entender então o porque de o chamarem de "o mito". Sérgio destrui-me, era enorme, era fantástico, não havia a menor chance de bate-lo Um novo confronto estabeleceu-se em 1970,desta vez ,após um selvagem período de treinos, Arnold sai vitorioso. Arnold diz: "Quando Sérgio apresentava-se no palco, eu não tirava meus olhos dele, seguia cada movimento seu, porém não mudaria minha coreografia. Em 1972, o que Arnold tanto temia, estava voltando, ainda maior, devido seus treinos com Arthur Jones, "O Mito", ameaçava de forma clara o reinado de Arnold. Quando Arnold vislumbrou Sérgio nos bastidores do Mr.Olympia deste ano (Essen - Alemanha), teve calafrios semelhantes ao que sentira ao ver Sérgio em 1969, Neste evento, numa decisão por 4 votos a 3,Arnold sai vitorioso, contudo até hoje existem pessoas que contestam esta decisão. Sérgio, considerando uma injustiça sua derrota, passou a competir no WBBG e na WABBA. Porém em 1983,com 43 anos, Sérgio volta a competir no IFBB, porém sua participação não foi boa, obtendo um oitavo lugar. A partir deste ano, Sérgio pois fim a sua fenomenal carreira.



6. SÉRGIO E ARTHUR JONES
Em Deland (Flórida) Arthur teve seu primeiro contato com Sérgio, convidando-o a dar sua opinião sobre suas maquinas, para isso convidou-o para voar até Daytona para testa-las. Após estes testes, achou-as completamente diferentes das maquinas regulares. Nesta ocasião, Athur propôs a Sérgio que usa-se uma de suas rotinas supervisionadas por ele. O que foi aceito.Sérgio iniciou sua rotina com as pernas, a mesma foi feita de tal forma que que não seria possível realizar qualquer outra repetição. A rotina iniciou-se com agachamento até a falha muscular, depois Jones o colocou na maquina de agachamento Nautilus, esta combinação foi um inferno para Sérgio. Depois disso, Sérgio fez supino com barra seguido pela Nautilus Chest Machine, posteriormente mais exercícios para o corpo.Em uma rotina legendária, Sérgio treinou logo sem seguida a Casey Viator, executando uma rotina de corpo inteiro. Sérgio pensou que não conseguiria cumprir as rotinas por muito tempo, porém segundo sua próprias palavras: "Quando você continua indo, dia após dia, sua força, sua resistência e determinação aumentam, em muito" •O fato de Sérgio ter um braço maior que a cabeça, ocorreu justamente no período de seu treinamento com Jones, em 1972.Perguntado sobre sua opinião a respeito de Arthur Jones, Sérgio disse: "Qualquer coisa que eu venha a falar sobre Arthur será boa, talvez seja ele, o único homem honesto que eu encontrei no bodybuilding...."
ComentárioNo que pese o gosto pessoal, em relação a um determinado atleta, não se pode negar a importância que Sérgio Oliva teve no cenário do fisiculturismo. Ele, além de outros atletas como: Frank Zane, Mike Mentzer, Arnold são autênticos representantes da época de ouro do fisiculturismo. Seus nomes serão sempre lembrados e estão cravados no Olimpo.



OS TÍTULOS E PARTICIPAÇÕES
1985 Mr. Olympia - oitavo
1984 Mr. Olympia - oitavo
1978 WBBG Mr. Olympus – campeão
1976 WBBG Mr. Olympus - campeão
1975 WBBG Mr. Olympia International - campeão
1974 WBBG Mr. Azteca International - campeão
1973 Mr. International - campeão
1973 WBBG Mr. Galaxy - campeão
1972 WBBG Mr. Galaxy - campeão
1972 Mr. Olympia – segundo
1971 Pro Mr. Universe tall - segundo
1969 Mr. Olympia - campeão
1968 Mr. Olympia - campeão
1967 Mr. Olympia - campeão
1967 Mr. Universe Tall - campeão e no Overall
1966 Mr. Olympia - segundo
1966 Mr. America - segundo
1966 Jr. Mr. America - campeão
1966 Mr. World - campeão
1965 Mr. America - quarto
1965 Jr. Mr. America - segundo
1964 AAU Mr. America - sétimo
1984 Mr. Mid-States - campeão
1964 Mr. Illinois - campeão
1963 Mr. Young Chicagoland – campeão Mr World em 1966






ROTINA DE TREINOS :
Numa entrevista a Dan Luire, editor da MTI, Sérgio Oliva coloca sua rotina para participar do WBBG, em Setembro de 1973. No periódico ele afirma que não a alteraria, devido a mesma tornar-se pública. Vale ressaltar, segundo o mesmo periódico, esta seria a primeira rotina de Sérgio a ser publicada.
SEGUNDA FEIRA -
peito e barra SET 1 - 200 lbs (90 kg) - 8 repetições supino reto / 15 repetições na barra SET 2 - 220lbs (99 kg) - 8 repetições supino reto / 15 repetições na barra SET 3 - 260 lbs (117kg) - 8 repetições supino reto / 10 repetições na barra SET 4 - 300 lbs (135 kg) - 8 repetições supino reto / 10 repetições na barra SET 5 - 320 lbs (144 kg) - 8 repetições supino reto / 08 repetições na barra SET 6 - 350 lbs (157,5 kg) - 8 repetições supino reto / 08 repetições na barra SET 7 - 380 lbs (171 kg) - 8 repetições supino reto / 05 repetições na barra Flyes combinado com paralelas – 5 series – 15 repetições, com 80 lbs (36 kg) em cada mão
TERÇA FEIRA
Press – 5 séries – 10 repetições – 200 lbs(90 kg)
Extending heavy curls – 5 séries – 5 repetições – 200 lbs(90 kg)
Triceps francês – 5 séries – 5 repetições – 200 lbs(90 kg)
Rosca scott – 5 séries – 10 repetições – 150 lbs (67,5 kg)
Rosca Scott com halter alternado – 5 séries – 5 repetições – 60 lbs ( 27 kg)
Sitting down triceps – 5 séries – 5 repetições – halteres de 50 lbs ( 22,5kg) em cada mão em super set com triceps press down
QUARTA FEIRA
abdominal - 10 series - 50 repetições
abdominal com elevação frontal das pernas - 5 series - 20 repetições
abdominal lateral em pé combinado com barra por tras - 5 series -200 repetições agachamento - 1 serie - 5 repetições - 200lbs (90 kg)
QUINTA FEIRA
supino reto set 1 - 200 lbs (90 kg) - 5 repetições set 2 - 220 lbs (99 kg) - 5 repetições set 3 - 260 lbs (117 kg) - 5 repetições set 4 - 300lbs (135 kg) - 5 repetições set 5 - 320lbs (144 kg) - 5repetições set 6 - 350lbs (157,5 kg) - 5 repetições set 7 - 380 lbs (171 kg) - 5 repetições Desenvolvimento por trás com barra - 5 series - 5 repetições - 250 lbs (112,5 kg)
combinado com remada baixa - 200lbs (90 kg)
Desenvolvimento com halteres- 80 lbs (36 kg) Paralelas - 5 series - 8 repetições - sem peso
SEXTA FEIRA
press - 3 series- 5 repetições -200lbs (90 kg)
extending heavy cur3 series- 5 repetições -200lbs (90 kg)
triceps francês - 3 series- 5 repetições -200lbs (90 kg)
rosca scott - 3 series- 5 repetições -200lbs (90 kg)
rosca scott com halteres - 3 series- 5 repetições -50lbs (22,5 kg)em combinação com triceps press down barra por trás - 5 series - 5 repetições torso machine em combinação com barra pegada fechada - 5 series- 5 repetições combinando com pull down triceps machine
SÁBADO
abdominal -5 series -100 repetições
abdominal com elevação frontal das pernas - 5 series - 10 repetições abdominal lateral em pé com barra por tras - 3 series - 50 repetições agachamento: set 1 - 3 series - 3 repetições -300 lbs (135 kg) set 2 - 2 series - 3 repetições - 400lbs (180 kg) set3 - 3 series - 20 repetições -250 lbs (112,5 kg) agachamento frontal: 5 series -5 repetições - 200 lbs (90 kg) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário